Habilidades e Competências
LEITURA
· Relacionar os modos de organização da linguagem às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto sociocultural da época.
· Identificar o jogo de palavras do Cultismo por meio da utilização das figuras de linguagem.
· Reconhecer o Conceptismo nas estratégias de persuasão do sermão religioso barroco.
· Reconhecer a intertextualidade na referência à tradição medieval e humanista no barroco.
· Identificar o humor na charge e na tirinha.
· Relacionar a charge ao contexto político, histórico e social.
· Reconhecer na charge a presença de estereótipos, clichês, referências culturais e discursos sociais.
USO DA LÍNGUA
· Identificar figuras de linguagem como antítese e paradoxo nos poemas barrocos.
· Identificar problemas gerais de língua culta: homônimos, parônimos, sinônimos, antônimos, uso dos porquês.
· Identificar efeitos de sentido produzido pelo uso de pontuação.
· Identificar mecanismos de coesão referencial.
PRODUÇÃO TEXTUAL
· Produzir uma charge e tirinha a partir de um acontecimento recente, utilizando os recursos humorísticos estudados.
· Produzir um poema parodístico de um poema barroco (lírico, satírico ou religioso).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!
Professoras: Janea Dias, Ana Inêz e Susana kock