Habilidades e Competências
LEITURA
· Relacionar os modos de organização da
linguagem às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto sociocultural
da época.
· Identificar o jogo de palavras do
Cultismo por meio da utilização das figuras de linguagem.
· Reconhecer o Conceptismo nas
estratégias de persuasão do sermão religioso barroco.
· Reconhecer a intertextualidade na
referência à tradição medieval e humanista no barroco.
· Identificar o humor na charge e na
tirinha.
· Relacionar a charge ao contexto
político, histórico e social.
· Reconhecer na charge a presença de estereótipos, clichês,
referências culturais e discursos sociais.
USO DA LÍNGUA
· Identificar figuras de linguagem como
antítese e paradoxo nos poemas barrocos.
· Identificar problemas gerais de língua
culta: homônimos, parônimos, sinônimos, antônimos, uso dos porquês.
· Identificar efeitos de sentido
produzido pelo uso de pontuação.
· Identificar mecanismos de coesão
referencial.
PRODUÇÃO TEXTUAL
·
Produzir uma charge e tirinha a partir
de um acontecimento recente, utilizando os recursos humorísticos estudados.
·
Produzir um poema parodístico de um
poema barroco (lírico, satírico ou religioso).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!
Professoras: Janea Dias, Ana Inêz e Susana kock